Da necessidade de preencher a lacuna cultural e desportiva existente na freguesia de Covão do Lobo, nasceu em 1981 a associacão GRUDESCO (GRUpo DESportivo de COvão do Lobo), cujos membros fundadores foram o professor Barreira, Manuel Augusto Filipe, Idalino Quintaneiro, Álvaro Gandarez e Adérito Silva.

A missão primeira era oferecer a cada jovem uma formação que o ajudasse ao longo da sua vida. A actividade principal da associação veio a ser ao fim de poucos anos o atletismo.

Durante cerca de duas décadas, o GRUDESCO levou as cores do Covão do Lobo pelos distritos de Aveiro e Coimbra, principalmente nos concelhos de Mira, Cantanhede, Oliveira do Bairro, Águeda, Anadia, Mealhada e por todas as terras de Vagos.

Por força de vontade, distinguiram-se certos elementos que ocupavam sempre os primeiros lugares na meta final como o Arites, Paulo Amaral, Jorge Mota, Fernando Mineiro (e muitos outros) quando tinham seus 13 a 15 anos, enquanto Susana Silva distinguia-se na parte feminina, sem esquecer Odete Cruz e Cristina no escalão sénior feminino.

Mas foi certamente o escalão de veteranos que mais durou no tempo e que mais foi premiado na história do GRUDESCO, a última prova desta equipa ocorreu na Palhaça em 2007.

Como tradição e para marcar o fim do ano desportivo, toda a grande família do GRUDESCO reunia-se no último domingo do mês de julho para fazer um treino até à Praia de Mira. Muitos ainda se lembram da famosa carrinha do Custódio Pinheiro, à qual se dava o nome de « carro vassoura » por recuperar todos os que não conseguiam chegar ao final do percurso.