Geografia

A freguesia do Covão do Lobo situa-se no concelho de Vagos distrito de Aveiro na província da Beira Litoral. Tem uma área de 8,45 km2 e uma população residente de cerca de 1 060 habitantes.

a) Análise do território

O território concelhio é muito plano, com raríssimos declives superiores a 16%, estando a maior parte abaixo dos 40 metros de altitude. O solo é composto, sobretudo, por areias e argilas. Possui uma vasta área integrada na Reserva Agrícola , sendo uma aldeia privilegiada pela sua beleza natural.

b) Condições climáticas

A aldeia de Covão do Lobo possui um clima temperado mediterrânico de feição marítima; possui: – Temperaturas médias anuais rondando os 14ºC – Fracas amplitudes térmicas anuais (+/- 8ºC) – Precipitações rondando os 1000mm, com máximos de chuva no Outono e Inverno e Verões de escassa precipitação. – Um regime de ventos de intensidade fraca, predominantemente de NW.

c) Análise económica

Covão do Lobo tem estado afastado um pouco do processo de desenvolvimento. Em termos de estrutura produtiva, predomina o sector primário, com a produção da batata e do milho. Não se verifica, no entanto, um desemprego significativo.

d) Tipo de povoamento

Encontra-se uma pequena baixa densidade habitacional, apenas tendo com menos de 10 Hab./Ha. Pode considerar-se este povoamento como típico da região gandaresa, com uma dispersão ordenada ao longo dos caminhos, formando maiores aglomerados nas zonas de cruzamentos, com maior índice de concentração.

 

POPULAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

TEMPO :
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close