Ensino

PRIMEIRA ESCOLA :

Em 1861 é pedida autorização à Câmara para funcionamento de uma cadeira de Ensino Primário, invocando-se como razão a existência de 520 fogos na freguesia, de 450 a 500 crianças com idade até 14 anos e esta poder servir os lugares de Rio Tinto e Tabuaço, separados da freguesia de Sôsa por um ribeiro, e os lugares de Palhal, Ponte de Vagos e Calvão da freguesia de Vagos e Sanguinheira da freguesia de Febres, por ser melhor caminho e mais perto.
Só em 1883 é nomeada professora interna para a cadeira, tendo-se arrendado uma casa para habitação da professora e sala de aulas, situada em Fonte do Rei, a poente da fonte.
Mais tarde, funcionou em edifício situado a nascente do cruzeiro do norte da Igreja.
Em 1915 é proposto ao Governo a edificação da escola da Rua da Capela. É pedido, neste mesmo ano, um subsídio ao Ministério para a sua construção.Em 1916 já se encontra em construção e em 1918 conclui-se, atingindo o seu custo mil e trezentos mil reis.

A ESCOLA PRIMÁRIA :

A Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Covão do Lobo é um edifício dos planos centenários com três salas. Duas das salas destinadas ao 1.º Ciclo e a outra ao ensino recorrente.
Além das três salas, a escola dispõe ainda de um hall de entrada, de sanitários, de uma pequena biblioteca, de um pequeno pátio coberto (insuficiente para as crianças brincarem em tempo de chuva) e de um recreio com uma parte de areia e outra cimentada, amplo e com imenso espaço para as mesmas brincarem em liberdade.
O edifício da escola encontra-se em condições razoáveis, tendo sofrido alguns melhoramentos recentes, nomeadamente nos sanitários.
No que respeita a materiais didácticos está equipada com mapas, alguns carimbos, conjunto de sólidos geométricos e livros da biblioteca infantil, manuais escolares, fotocopiadora, computador, rádio-gravador e leitor de CD e alguns instrumentos musicais.
Fazem parte desta escola trinta e oito alunos distribuídos por duas turmas (dezanove do 1.º e 2.º anos e dezanove do 3.º e 4.º anos de escolaridade), três professoras do Ensino Regular, uma delas com dispensa da componente lectiva. Esta última é efectiva na escola e as restantes pertencem ao Quadro da Zona Pedagógica de Aveiro.
Desloca-se à escola uma professora de apoio educativo às segundas, quartas e sextas-feiras no período da manhã e às terças e quintas-feiras no período da tarde para apoiar quatro alunos: um com problemas da fala, linguagem e comunicação (do 2.º ano) e três com dificuldades de aprendizagem severas (2 do 2.º ano e 1 do 4.º ano).
Ambas as turmas funcionam em horário de regime normal, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close